Requisitos Fitossanitários
12/02/2016
Produtos da categoria 0: aqueles que, mesmo sendo de origem vegetal, não necessitam de controle fitossanitário e não veiculam pragas. Fazem parte dessa categoria: óleos, frutos em calda, gomas açúcares, carvão vegetal, celulose, sucos, melaço, corantes, congelados e enlatados.
Produtos enquadrados nessa categoria de risco fitossanitário não necessitam de permissão de importação, Certificado Fitossanitário ou inspeção ao ingresso para importação.
Produtos da categoria 1: produtos de origem vegetal industrializados submetidos a processos de desnaturalização, não sendo afetados diretamente por pragas de cultivos, mas sujeitos a veicular pragas de armazenamento. Fazem parte dessa categoria: madeiras, cascas, barris, ripas e lascas de madeiras tostadas, artesanatos de origem vegetal, derivados de cereais, oleaginosas e leguminosas.
Produtos enquadrados nessa categoria de risco fitossanitário não necessitam de permissão de importação e certificado fitossanitário, porém, estão sujeitos à inspeção ao ingresso para importação.
Produtos da categoria 2: produtos vegetais semiprocessados (submetidos à secagem, limpeza, separação e descascamento) que podem abrigar pragas. Fazem parte dessa categoria: flores de corte e folhagens ornamentais, embalagens e suportes de madeira (declarados como carga); madeira serrada e pallets, material de embalagem e suporte e se define como produtos de origem vegetal e qualquer outro material usado para transportar, proteger ou acomodar mercadorias de origem vegetal e não vegetal.
Produtos da categoria 3: são os produtos vegetais in natura. Fazem parte dessa categoria: frutas e hortaliças, partes frescas de plantas destinadas ao consumo ou processamento, como sementes de cereais, oleaginosas, leguminosas para consumo e outras sementes destinadas ao consumo e não à propagação.
Produtos da Categoria 4: Sementes, plantas ou outros matérias de origem vegetal destinados à propagação ou reprodução.
Produtos enquadrados nesta categoria necessitam de permissão prévia de importação.
Produtos da Categoria 5: Qualquer outro produto de origem vegetal ou não, que não foi considerado nas categorias anteriores e implique em risco fitossanitário. Fazem parte dessa categoria: solo, turfas e outros materiais de suporte, agentes de controle biológico, coleções botânicas e espécimes botânicos.
Fonte: MAPA -ministério da agricultura, pecuária e abastecimento.
Adaptado: Murara Engenharia Ltda.
Fique por dentro das últimas notícias.
-
Silvicultura é uma Industria ???
26/09/2024
As indústrias baseadas em florestas tem uma oportunidade única em uma geração de capitalizar o impulso rumo à neutralidade carbônica, mas ela deve ser aproveitada!
-
Mercado Imobiliário da China
30/08/2024
Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida.
-
DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA
23/07/2024
De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.
-
Muita Conversa e Controvérsia
12/07/2024
Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.
De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.
-
-
CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO
12/04/2024
Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).