O mercado de florestas plantadas
29/09/2023
É possível observar que o mercado de florestas plantadas está em pleno crescimento e tem expectativas promissoras. Atualmente, o mercado é dominado pelas florestas de Eucalipto e Pinus. Entre os principais mercados latentes para usos de recursos naturais: florestas comerciais.
Demanda por energia até 2050
A madeira para uso energético poderá chegar a entre 6 e 8 bilhões de metros cúbicos, o que demandará mais do que o dobro da madeira hoje retirada para todo tipo de uso. Isso representa um desafio para o planejamento do uso e ocupação sustentável dos solos com “permissão para uso”. Até 2050, a demanda anual de madeira para uso energético poderá chegar a entre 6 e 8 bilhões de metros cúbicos, o que demandará mais do que o dobro da madeira hoje retirada para todo tipo de uso. Isso representa um desafio para o planejamento do uso e ocupação sustentável dos solos com “permissão para uso”.
Fonte: FAO- 2022
Procura por Derivados de Produtos Oriundos de Recursos Naturais Renovaveis
A procura de madeira e produtos dela derivados vai continuar a crescer a um ritmo significativo. Este incremento deve-se ao aumento da população mundial e à procura de alternativas para os materiais não renováveis e para a transição energética. Mas será que temos madeira para implementar um modelo de bioeconomia sustentável até 2050?
O consumo global dos produtos primários que derivam da madeira – madeira serrada, folheados/laminados, aglomerados de fibras/partículas e pasta –, deverá crescer 37% até 2050 face a 2020. Se além destes produtos considerarmos as quantidades extras de madeira e fibras dela derivadas para substituir materiais não renováveis, rumo à descarbonização, a procura de madeira será ainda superior. E faltam ainda contabilizar as novas necessidades da indústria e da geração de energia. As projeções sobre as necessidades crescentes que se antecipam para estes biomateriais, nas três próximas décadas, são dadas a conhecer no Global forest sector outlook 2050 – Assessing future demand and sources of timber for a sustainable economy, uma publicação que analisa o panorama do sector florestal e que antecipa os caminhos a percorrer para que seja possível conciliar as necessidades e a produção mundial desta matéria-prima natural e renovável num contexto de transição para uma bioeconomia sustentável.
O documento resulta de um trabalho de fundo, desenvolvido em conjunto pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e pela ITTO – Organização Internacional das Madeiras Tropicais, apoiado pela consultora Unique Land Use. As três entidades apresentam diferentes cenários para o consumo de madeira e traçam previsões de longo prazo (2050), avaliando como se poderá aumentar a produção, de modo a dar resposta a um modelo económico capaz de cumprir as metas de redução de gases com efeito de estufa e os objetivos da transição energética.
Fonte: Global Forest Products Model – GFPM).
Fique por dentro das últimas notícias.
-
Silvicultura é uma Industria ???
26/09/2024
As indústrias baseadas em florestas tem uma oportunidade única em uma geração de capitalizar o impulso rumo à neutralidade carbônica, mas ela deve ser aproveitada!
-
Mercado Imobiliário da China
30/08/2024
Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida.
-
DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA
23/07/2024
De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.
-
Muita Conversa e Controvérsia
12/07/2024
Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.
De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.
-
-
CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO
12/04/2024
Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).