Sequenciamento Genético Eucalyptus
27/01/2015
O estudo, que analisou o genoma de 640 milhões de pares de bases do eucalipto, contou com a participação de mais de 80 cientistas de 30 instituições em nove países. Do Brasil, além da liderança da Embrapa, fizeram parte do projeto pesquisadores da Universidade Católica de Brasília, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A árvore cujo conjunto de genes passou a representar o chamado “genoma de referência” é da espécie Eucalyptus grandis, o eucalipto tropical mais plantado no Brasil. Essa planta, batizada de BRASUZ1, foi desenvolvida pelo programa de melhoramento genético da empresa Suzano e selecionada pelos membros do projeto por possuir propriedades genéticas únicas que facilitaram o trabalho de bioinformática na montagem e interpretação do genoma.
O trabalho resultou na identificação de todos os 36 mil genes da árvore, quase o dobro dos encontrados no genoma humano. “O genoma do eucalipto representa um verdadeiro manual de instruções para todos os projetos que visam compreender a base genética do seu rápido crescimento e sua inigualável capacidade de adaptação aos mais variados ambientes”, ressalta Grattapaglia. Segundo ele, entender a base molecular da plasticidade do eucalipto é elemento chave para a sustentabilidade da indústria de base florestal ante as mudanças climáticas que tendem a aumentar a incidência de secas, geadas e grandes flutuações de temperatura.
O projeto também sequenciou e analisou o genoma de uma segunda espécie adaptada a climas temperados, o Eucalyptus globulus, e investigou como o genoma controla o crescimento da árvore. “Diferentemente do que se pensava até alguns anos atrás, descobrimos que não são apenas algumas dezenas ou mesmo centenas de genes individuais que controlam o crescimento e a adaptabilidade do eucalipto, mas sim milhares de genes e segmentos genômicos de função ainda desconhecida distribuídos por todo o genoma, operando em conjunto de forma integrada”, explica o pesquisador.
Fonte: EPAGRI - www.epagri.sc.gov.br
Fique por dentro das últimas notícias.
-
Silvicultura é uma Industria ???
26/09/2024
As indústrias baseadas em florestas tem uma oportunidade única em uma geração de capitalizar o impulso rumo à neutralidade carbônica, mas ela deve ser aproveitada!
-
Mercado Imobiliário da China
30/08/2024
Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida.
-
DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA
23/07/2024
De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.
-
Muita Conversa e Controvérsia
12/07/2024
Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.
De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.
-
-
CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO
12/04/2024
Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).