A Relevância das Florestas Plantadas
27/03/2018
Um bom exemplo brasileiro da relação entre a produção e a conservação da biodiversidade vem da indústria de árvores plantadas. O Brasil é o país que mais protege as áreas naturais, uma vez que, para cada hectare plantado com árvores para fins industriais, outro 0,7 hectare de mata nativa é destinado à conservação.
O Estado de Santa Catarina especificamente a área protegida pelo setor é superior as demais unidades da federação, chegando 1,5 hectares conservados com matas nativas, para cada hectare reflorestado.
O setor adota técnicas de manejo de paisagem que contribuem para a conservação da biodiversidade e a restauração de florestas naturais. É o caso do plantio em mosaicos, em que as florestas naturais se intercalam com florestas plantadas produtivas. Criam-se desse modo corredores ecológicos que favorecem a circulação de diferentes espécies, mantendo os habitats naturais para animais, plantas e microrganismos, garantindo alimentação e abrigo e, ao mesmo tempo, fornecendo produtos suficientes para o mercado consumidor.
Pesquisas realizadas pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) demonstraram que, apesar de ocuparem menos de 1% do território brasileiro, as áreas da indústria de florestas plantadas possuem 41% das espécies de aves ameaçadas de extinção (importante bioindicador ambiental), além de 38% das espécies de mamíferos na mesma situação. Nesse levantamento foram encontrados, por exemplo, lobo-guará, muriqui, puma, mico-leão-preto e papagaio-chorão. Na flora foram identificadas espécies de palmeira-juçara, peroba-rosa, jatobá e araucária, entre outras. Ao considerar todas as espécies registradas no Brasil, aproximadamente 51% das aves e 33% dos mamíferos podem ser encontrados nos espaços conservados por empresas do setor. Isso comprova que a adequada gestão de paisagem contribui para a sobrevivência das espécies, contrapondo-se ao conceito de que as florestas plantadas são desertos verdes.
Protagonista natural em termos florestais, o Brasil precisa se valer melhor de sua biodiversidade a fim de se tornar uma potência. Para que as empresas apoiem cada vez mais o governo na busca das metas de biodiversidade, é essencial que haja reconhecimento e incentivo aos produtos sustentáveis, como os que têm origem em florestas plantadas, por meio de políticas de estímulo ao consumo e ações de conscientização do consumidor.
fonte:
Revista Planeta - 13/03/2018
ACR - Associação Catarinense de Empresas de BAse Florestal ( Anuário Estatisco 2016)
Fique por dentro das últimas notícias.
-
Silvicultura é uma Industria ???
26/09/2024
As indústrias baseadas em florestas tem uma oportunidade única em uma geração de capitalizar o impulso rumo à neutralidade carbônica, mas ela deve ser aproveitada!
-
Mercado Imobiliário da China
30/08/2024
Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida.
-
DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA
23/07/2024
De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.
-
Muita Conversa e Controvérsia
12/07/2024
Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.
De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.
-
-
CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO
12/04/2024
Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).