Setor Florestal Brasileiro-Tecnologia e Sustentabilidade
07/04/2020
O Brasil possui cerca de 10 milhões de hectares plantados, principalmente com eucaliptos e pinus. Trata-se de um setor em expansão, sobretudo devido à implantação dos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Apenas dentre 2005 e 2015, a área com ILPFs cresceu quase 10 bilhões de hectares.
Nas últimas décadas, os ILPFs contribuíram para a adoção de árvores antes não cultivadas no Brasil. É o caso de mogno africano (Khaya ivorensis), cedro-australiano (Toona ciliata), grevílea (Grevillea robusta, gliricídia (Gliricidia sepium, vinhático (Plathymenia foliosa), bracatinga (Mimosa scabrella), dentre outras.
Do total da área de florestas plantadas brasileiras, 63% ou 6,3 milhões de hectares são certificados, por organizações independentes, como o Forest Stewardship Council (FSC) e o Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes (PEFC), representado no Brasil pelo Programa Nacional de Certificação Florestal.
O uso de florestas nativas legalmente manejadas abrange 9% do setor florestal. Mas ainda existe a produção de madeira ilegal. Ao tornar a lenha de florestas plantadas mais disponível e barata, os produtores competem com o desmatamento ilegal e contribuem para reduzir irregularidades.
Outro uso das florestas plantadas é a produção de aço. As florestas plantadas absorvem carbono enquanto crescem e são uma fonte renovável de energia. No Brasil, cerca de 10% do aço produzido é obtido a partir da rota integrada a carvão vegetal.
Segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), o Brasil é líder em produtividade florestal. Mais dados no Relatório Anual do IBÁ 2019.
Também é fundamental toda a tecnologia inovadora utilizada nos plantios de florestas. A produtividade florestal média do Brasil é da ordem de 40 m3/ha/ano contra 10 m3/ha/ano na Espanha. As novas variedades de eucaliptos transgênicos reduzem o tempo de produção de 7 para 5,5 anos e ampliam a produção em 20% para 54 m3/ha/ano.
Outra contribuição importante é absorção de carbono. O setor florestal sequestra 1,7 bilhão de toneladas de gás carbônico. Como essa indústria ainda conserva 5,6 milhões de hectares de mata nativa, mais 2,5 bilhões de toneladas de CO2 equivalente permanecem estocados.
É difícil encontrar um setor mais equilibrado do que o das florestas plantadas brasileiras. Infelizmente, ainda se divulgam acusações infundadas e imagens distorcidas de sua realidade.
Fonte: TV TerraViva - 06/04/2020
Fique por dentro das últimas notícias.
-
Silvicultura é uma Industria ???
26/09/2024
As indústrias baseadas em florestas tem uma oportunidade única em uma geração de capitalizar o impulso rumo à neutralidade carbônica, mas ela deve ser aproveitada!
-
Mercado Imobiliário da China
30/08/2024
Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida.
-
DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA
23/07/2024
De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.
-
Muita Conversa e Controvérsia
12/07/2024
Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.
De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.
-
-
CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO
12/04/2024
Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).