Mauro Murara Júnior CREA 059.792-9 SC/PR

|

47 9976.0078

|

47 3644.3771

INICIATIVA PRIVADA CONSERVA MAIS DE 174 MILHÕES DE HECTARES

21/06/2017

Em todos os estados, os agricultores preservam mais do que a lei exige. Eles estão todos acima do mínimo. Esse mínimo é por bioma. No bioma Mata Atlântica é 20%, no bioma Cerrado e Pampa também. Passa a 35% quando o cerrado está na Amazônia Legal, enquanto no bioma Amazônia é 80% (a exigência) de área preservada", destacou o coordenador do estudo e pesquisador da Embrapa Evaristo de Miranda. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele foi instituído pelo novo Código Florestal. Os agricultores têm prazo para cadastrar todo o seu capital ambiental até o fim de 2017. No entanto, a maioria dos registros já havia sido feita até dezembro de 2016. "O governo fala de pagamentos de serviços ambientais, diz que é bom para o planeta, para a bacia hidrográfica e para a chuva. Mas quem está bancando sozinhos são os agricultores, muitos deles pequenos produtores. Às vezes, para eles isso é pesado. Acho que a gente deveria, com esses números, nos inspirarmos para buscar caminhos que pudessem ajudar um pouco esses agricultores pelo que eles fazem por todos", acrescentou Miranda. Para o gerente do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Luís Fernando Guedes, a grande quantidade de mata preservada dentro dos imóveis rurais pode representar um diferencial e uma oportunidade comercial para o País. "É uma oportunidade potencialmente comercial de colocar aos mercados internacionais que nossa produção está associada à conservação, usando para isso as certificações e vários outros instrumentos. Podemos atrair recursos capitais que vão manter a floresta em pé, para os serviços ambientais. É uma questão de reputação e imagem do Brasil na comunidade internacional", destacou. Guedes afirmou que a quantidade de mata preservada não deve ser encarada como justificativa para uma elevação no desmatamento. "A agenda que o Brasil protege muita floresta é uma agenda positiva. É uma oportunidade e ela não é um argumento para justificar que precisa desmatar mais." "Não tem nenhum argumento que justifique desmatar para aumentar a produção agropecuária. O aumento da nossa safra, da riqueza gerada pelo setor ela pode acontecer pela via da intensificação, de uso mais racional da terra, de um aproveitamento melhor das áreas abertas", concluiu.

FONTE: JORNAL DO COMERCIO - RS

Fique por dentro das últimas notícias.

  • Silvicultura é uma Industria ???

    Silvicultura é uma Industria ???

    26/09/2024

    As indústrias baseadas em florestas tem uma oportunidade única em uma geração de capitalizar o impulso rumo à neutralidade carbônica, mas ela deve ser aproveitada!

  • Mercado Imobiliário da China

    Mercado Imobiliário da China

    30/08/2024

    Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida. 

  • DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA

    DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA

    23/07/2024

    De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.

  • Muita Conversa e Controvérsia

    Muita Conversa e Controvérsia

    12/07/2024

    Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.

    De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.

  • EUDR: um "monstro burocrático"

    EUDR: um "monstro burocrático"

    05/07/2024

    VOCÊ SABE O QUE É A EUDR ?

  • CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    12/04/2024

    Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).