Mauro Murara Júnior CREA 059.792-9 SC/PR

|

47 9976.0078

|

47 3644.3771

Muita Conversa e Controvérsia

12/07/2024

A ONU espera que tenhamos 8,5 bilhões de pessoas vivendo no planeta até 2030. À medida que nossa população global aumenta, há demandas crescentes por produtos de madeira. Você acha que a disponibilidade sustentável global de madeira aumentou nos mesmos níveis de crescimento populacional? A resposta é óbvia... um sonoro não! De fato, em seu recente "Relatório sobre o Estado das Florestas", a FAO estima que 420 milhões de ha foram desmatados somente nos últimos 30 anos. 

Como a Austrália é uma importadora líquida de madeira, o futuro parece sombrio.

Nossa população é atualmente de 25,4 milhões, um aumento de quase 9% desde 2016. O que aconteceu com nossas florestas comerciais na Austrália?

Em agosto de 2022, a AFPA divulgou um artigo afirmando que a área de plantação da Austrália havia diminuído em 10% nos últimos seis anos. Certamente isso não pode estar certo? Mas está! Em seu último relatório de inventário de área de plantação, a ABARES declarou que atualmente estamos cultivando cerca de 1,74 milhão de ha de plantações. Isso é cerca de 0,25 milhão de ha a menos do que em 2012-13. Algumas das perdas ocorreram nos terríveis incêndios florestais de 2019-20, e muitas delas estão sendo restabelecidas, principalmente nos estados do leste. Mas algumas plantações estão sendo revertidas para a produção agrícola. 

Na Austrália do Sul, algumas plantações não podem ser replantadas após a colheita por causa de ciência questionável sobre o uso de água por árvores em áreas sobre aquíferos rasos. Para piorar a situação, nossas florestas nativas estão sendo rapidamente fechadas para a produção de madeira. 

Assim como tentam fazer com o Brasil!!!!!

A terra se tornou incrivelmente cara em áreas onde os silvicultores sabem que boas taxas de crescimento de plantações podem ser alcançadas. Isso se deve principalmente a um setor agrícola em expansão. O resultado é que os preços das terras rurais aumentaram em pelo menos 30% e, em algumas áreas, muito mais. Esses preços de terra significam que, com os preços atuais de toras, os Valores Presentes Líquidos às vezes são negativos. Isso cria um desafio maior para as empresas florestais na obtenção de novas terras para plantações.

À medida que a Austrália se esforça para reduzir nossas emissões de carbono em 43% nos próximos oito anos, fica claro que o sequestro de carbono pelas plantações tem um papel a desempenhar. Os fazendeiros estão começando a reconhecer que a silvicultura integrada em suas propriedades pode ser uma maneira de se tornarem neutros em carbono.

O jornal australiano destacou isso em um artigo de 27 de outubro "'Trocar terras agrícolas por florestas é uma vitória para todos'. Entendemos que o setor de carne vermelha pretende ser neutro em carbono até 2030. Esses são sinais encorajadores para o desenvolvimento de novas plantações em fazendas. 

Há mais de 380 milhões de ha de terras agrícolas produtivas na Austrália. Um adicional de 0,2 milhões de ha de plantação tem apenas um impacto insignificante, se houver, na produção agrícola.

Houve muita conversa e pouca ação por muito tempo. 

Fonte: JIM BOWDEN - Novembro/2023

 

Fique por dentro das últimas notícias.

  • Mercado Imobiliário da China

    Mercado Imobiliário da China

    30/08/2024

    Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida. 

  • DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA

    DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA

    23/07/2024

    De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.

  • Muita Conversa e Controvérsia

    Muita Conversa e Controvérsia

    12/07/2024

    Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.

    De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.

  • EUDR: um "monstro burocrático"

    EUDR: um "monstro burocrático"

    05/07/2024

    VOCÊ SABE O QUE É A EUDR ?

  • CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO

    12/04/2024

    Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).

     

     

  • Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    Escassez Mão-de-Obra Setor Florestal

    15/02/2024

    A escassez de mão-de-obra sentida no setor florestal esta acelerando a automatização no setor, as tecnologias voltadas especialmente na digitalização de operações florestais e logística estão em franco desenvolvimento.