ECONOMIA VERDE
22/12/2017
A queima de biomassa em termelétricas no Brasil é atualmente responsável pela geração de pouco mais de 9%[4] da eletricidade consumida no País. Entre os compostos orgânicos mais usados estão bagaço de cana, casca de arroz, cavaco de madeira e caroço de açaí. Entra nessa conta também a energia produzida a partir da queima de gases – o chamado biogás – resultantes da decomposição de resíduos de animais ou da incineração de lixo em usinas especializadas. A biomassa representa 33% de toda fonte termelétrica outorgada. Dessa parcela, a grande maioria tem origem no bagaço de cana de açúcar (78%) e no licor negro (16%), este último um resíduo industrial proveniente da produção de celulose.
O investimento na construção de termelétricas com o uso de biomassa no Brasil apresenta diversas oportunidades.
A principal delas é que existem oportunidades recorrentes para entrada no setor ou aumento da presença de uma empresa neste negócio, por meio dos leilões de energia promovidos pela Aneel. Além disso, como já explicado, a biomassa está ligada à sustentabilidade e energia renovável, contando com apoio público e privado.
“Haverá crescimento da demanda por energia no país com a recuperação econômica. Também pesa a favor das termelétricas a reestruturação da matriz energética para balanceamento das fontes de abastecimento, diminuindo a dependência por hidrelétricas.”
INVESTIMENTO E RETORNO COM A BIOMASSA
O retorno pode variarmuito conforme o tipo de biomassa utilizado. Com uma floresta, por exemplo, ele vai depender de fatores como material genético, condições climáticas e de solo, logística, entre outros.
Os leilões regulados de geração e transmissão de energia são componentes fundamentais da legislação do Setor Elétrico Brasileiro, introduzida pela Lei 10.848 de 2004. Tais leilões têm promovido a concorrência entre os agentes do setor e induzido a entrada de empreendedores provenientes de outros setores e de outros países. É por meio dos leilões de energia e de transmissão que o governo coordena a expansão do parque gerador.
Nos leilões de energia são negociados contratos de suprimento de energia de longo prazo, contratos que selam o compromisso requerido para que os empreendedores possam realizar investimentos em novas instalações.
Fonte: MAPA - Ministerio Agriucltuta, Abastecimento e Pecuária.
Adaptado por: Murara Engenharia Ltda.
Fique por dentro das últimas notícias.
-
Silvicultura é uma Industria ???
26/09/2024
As indústrias baseadas em florestas tem uma oportunidade única em uma geração de capitalizar o impulso rumo à neutralidade carbônica, mas ela deve ser aproveitada!
-
Mercado Imobiliário da China
30/08/2024
Mais de 30% do comércio mundial de produtos florestais passa pela China, no entanto, com a economia chinesa em declínio, os comerciantes estão comprando menos toras para serraria e madeira serrada, causando uma desaceleração no mercado global de madeira solida.
-
DEMANDA GLOBAL POR MADEIRA
23/07/2024
De acordo com um novo relatório da FAO, a demanda por madeira em tora deve aumentar, em um momento em que o estoque florestal global está altamente vulnerável às mudanças climáticas.
-
Muita Conversa e Controvérsia
12/07/2024
Há um nível de urgência para interromper o declínio da área de plantação australiana.
De fato, precisamos aumentar a escala das florestas produtivas.
-
-
CARACTERÍSTICAS DO AGRO NORTE AMERICANO
12/04/2024
Apenas 1% da população dos EUA são produtores rurais e não são muitos os norte-americanos que têm uma opinião sobre a verdadeira natureza da agricultura e pecuária modernas feitas no país. Poucos deles vivem perto de propriedades agrícolas e, à medida que a influência da Homestead Act (lei que autoriza a venda de terras públicas a investidores privados) enfraquece, são raras as famílias que ainda têm parentes produtores rurais no país).